Após incêndio, mulher encontra Bíblia que a evangelizou intacta

Após incêndio, mulher encontra Bíblia que a evangelizou intacta

A Bíblia que a norueguesa Valentina Melentjeva ganhou de presente, enquanto buscava conhecer a Deus, ficou ilesa depois que um incêndio destruiu todos os seus pertences, em dezembro de 2021.

Quando o incêndio começou, pouco antes da meia-noite de 5 de dezembro, Valentina já estava dormindo. Ela morava no Fredheim Lifestyle Center, em Kongsberg, na Noruega, um centro de saúde e bem estar onde trabalhava. 

Sua casa era um apartamento de funcionários pertencente à instituição. No dia do incêndio, Valentina estava com o filho e a esposa dele, que faziam uma visita na época. Todos tiveram que deixar o apartamento às pressas.

Apesar do alívio por ter sobrevivido às chamas, Valentina estava triste por ter perdido todos os seus pertences — incluindo sua Bíblia.

Bíblia usada para seu evangelismo

Valentina cresceu em Klaipeda, a terceira maior cidade da Lituânia. Embora sua mãe se considerasse cristã, sua família nunca teve uma Bíblia, nunca falou sobre Jesus e nunca orou.

Aos 45 anos, Valentina estava enfrentando momentos difíceis em sua vida. Mas o que chamou sua atenção foi a forma como sua vizinha, chamada Ira, enfrentava suas dificuldades com tanta confiança. 

Um dia, Valentina perguntou a Ira sobre o segredo de sua felicidade. Ira a convidou para sua casa.

Quando Valentina foi à casa de Ira, a vizinha colocou uma Bíblia aberta em suas mãos — pela primeira vez em sua vida, Valentina segurava uma Bíblia. Foi aberto em Êxodo 20. “Por favor, leia”, disse Ira. Valentina começou a ler os mandamentos. 

No fim de semana seguinte, Valentina foi com Ira ao culto em Klaipeda. Ela ficou surpresa ao ver que a igreja se reunia no mesmo prédio da escola onde ela foi aluna por 10 anos, desde os 7 anos de idade. 

“Em todos esses 10 anos, aprendi a ler, escrever e matemática, mas nada sobre Deus”, disse Valentina. Mas agora o prédio da escola se tornou um centro da Adventista do Sétimo Dia, ensinando sobre a Palavra de Deus.

No segundo sábado na igreja, Valentina recebeu uma Bíblia novinha em folha, no idioma russo. Aquele livro se tornou seu bem mais precioso.

Todas as semanas durante um ano, Valentina se encontrava com uma mulher da igreja para estudar a Bíblia e orar. Em 24 de abril de 2004, ela foi batizada.

Nova jornada

Alguns anos depois, Valentina se mudou para a Noruega, para aprender mais sobre Deus na Escola Bíblica Europeia em Skotselv.

Quando ela completou o curso na Escola Bíblica Europeia, a capa de sua Bíblia estava muito desgastada pelo uso intensivo. Ela então pediu a um artista que fizesse uma linda capa de couro para a sua Bíblia.

Por vários dias após o incêndio, a polícia e os bombeiros isolaram o local do incêndio, para investigar sua causa. Quando a proibição foi suspensa, Valentina e seu filho caminharam pelos escombros, esperando encontrar qualquer coisa que tivesse escapado das chamas.

Surpreendentemente, seu filho encontrou a Bíblia praticamente intacta. “É incrível o que o amor de Deus pode fazer para preservar a coisa mais importante”, declarou.

Fonte: Guiame com informações de Adventist Review

Postar um comentário

0 Comentários